terça-feira, 20 de dezembro de 2011

POSTAL DE NATAL






















Queridos Tios:
Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, o Natal é para manter como algo brilhante… A época em que somos mais tolerantes, em que nos entregamos mais, em que regressamos aos natais de infância e em que parece renascer a fé nos homens. Reencontra-se o sabor do tempo, o prazer do sorriso, a emoção da generosidade e a força do equilíbrio mais quente. E o que quer que tenha sido acrescentado à história do Natal, o nascimento de Jesus é um facto histórico, tal como o seu papel de profeta de dimensão global. Por isso, cada gesto cobra uma força especial, porque marcado por um “tapete”de pedras, areias, palhinhas e arbustos, centrado em Belém.
Há quem atribua a esta festa natalícia uma grande percentagem de razões para “começar ou continuar a pensar”. De facto, exige-se uma consciência perfumada de si próprio, permitindo construir uma linguagem onde o Eu e o Outro se igualam no valor e no respeito.
Junto à lareira, escutando a dança das chamas, faço questão de me centrar nalgumas memórias: o pião que teima em cair, a boneca de caracóis esvoaçantes, a bicicleta a pneudalar, a bola multicolor, os tachinhos pequeninos, os rebuçados de um só sabor (para a tosse, de preferência)... - um contacto apijamado com o chão de casa dos meus avós, peça real das mil e uma fantasias de criança. Espero continuar a não resistir a um mergulho na neve macia e revigorante (se possível, sobre uma prancha de surf, para entusiasmo dos meus netos!). E se, às vezes, pedimos uma noite sem horas, estamos no momento certo para falar de Natal, da Sua noite e tentar descobrir o que Ele não nos diz… Isto, sim, um perfeito acto de sedução!
Assim sendo, convido-vos a vibrar na mesma sintonia e a desfazer o grande laçarote vermelho, procurando, no meio deste recreio do Mundo, o sentido do infinito e da liberdade, embrulhado na estesia de um realejo a tocar…
Um Santo Natal, extensivo a toda a Família, um confiante 2012 e mil abraços
Teresinha e Luís Artur
Natal 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário